A carregar...
Energias Renováveis

Energias Renováveis

Energias Renováveis

Vive-se nos últimos anos um momento de mudança imposto pela necessidade de a humanidade ter de responder ao desafio criado pelas alterações climáticas e pela necessidade de reduzir a dependência de combustíveis fósseis - não renováveis e com reservas cada vez mais escassas. Portugal, desde 2005, tem colocado no terreno um conjunto de medidas que se poderão classificar de ambiciosas, para promover o cluster das energias renováveis.

No quadro da Directiva 2001/77/CE, datada de 27 de Setembro de 2001, relativa à promoção da produção de electricidade a partir de fontes renováveis (FER), o país assumiu o compromisso de, até 2010, atingir uma meta de 39% da energia consumida ser originária de fontes renováveis. Em 2007, novos e mais ambiciosos compromissos foram tomados pelo governo, nomeadamente passando a fasquia da percentagem da energia eléctrica de base renovável consumida para 45%.

A Estratégia Nacional de Energia 2020 (aprovada em Resolução de Conselho de Ministros n.º 29/2010, de 15 de Abril), que invariavelmente terá impacte nos empresários/empresas ligadas ao sector das energias renováveis, redefine uma agenda “para a competitividade, o crescimento e a independência energética e financeira do país através da aposta nas energias renováveis e da promoção integrada da eficiência energética”. 


Novas oportunidades de negócio se avizinham e a Viabiliti é o lógico parceiro.

Veja também